Calendário das Provas Ensaio e APP para a Realização da Prova

Informamos os alunos e encarregados de educação que durante o mês de fevereiro de 2025 irão decorrer provas ensaio com vista à realização das Provas de Monitorização das Aprendizagens (ModA) e Provas Finais, em formato digital e híbrido (Matemática) de acordo com o calendário seguinte:

4.º Ano – Provas Ensaio de Português e Português Língua Não Materna de 10 a 14 de fevereiro de 2025, de Inglês de 17 a 21 de fevereiro de 2025 e de Matemática/Estudo do Meio de 24 a 28 de fevereiro de 2025.

6.º Ano – Provas Ensaio de Português e Português Língua Não Materna de 10 a 14 de fevereiro de 2025, de História e Geografia de Portugal de 17 a 21 de fevereiro de 2025 e de Matemática e Ciências Naturais de 24 a 28 de fevereiro de 2025.

9.º Ano – Provas Ensaio de Português e Português Língua Não Materna de 10 a 14 de fevereiro de 2025 e de Matemática de 24 a 28 de fevereiro de 2025.

As provas ensaio decorrem durante a aula da respetiva disciplina em calendário anexo a esta informação, por um período de 45 minutos e poderão servir como um instrumento de avaliação interno do 2.º período a cada uma das disciplinas envolvidas.

Os alunos devem ser portadores do computador portátil para a realização desta prova ensaio e realizam a prova na sua sala de aula, pelo que se aconselha que logo após o início do 2.º período os alunos tragam o portátil para a escola no dia definido pelo Conselho de Turma.

 

Calendário das Provas Ensaio no Agrupamento de Escolas Cego do Maio

 

Os alunos devem instalar no seu Portátil a APP que lhe permitira realizar a prova que deve ser descarregada aqui para computadores com a versão do Windows instalada.

https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE0.0.11.exe

O manual para a instalação da APP pode ser descarregado aqui.

 

⭐Semana UBUNTU no AECM: Uma Jornada de Crescimento e Transformação

Entre os dias 13 e 17 de janeiro, decorreu no nosso Agrupamento a enriquecedora Semana da Academia de Líderes UBUNTU.  Esta iniciativa contou com a participação de alunos da turma C do 8.º ano, que estiveram envolvidos de forma integral nesta experiência transformadora. A equipa de educadores incluiu as docentes Ana Ribeiro, Flora Rodrigues, Helena Rangel e Natália Correia, a assistente social Raquel Lourenço e as Psicólogas Clara Sousa e Isabel Ferreira, que juntamente com os alunos, tornaram esta semana memorável.

Durante cinco dias intensos, das 8h30 às 13h30, os participantes embarcaram numa “viagem maravilhosa”🚀de desenvolvimento pessoal e coletivo. O programa baseou-se em cinco pilares fundamentais – Autoconhecimento 🪞, Autoconfiança 💪, Resiliência 🌱, Empatia 🤝 e Serviço 🙌 – e foi orientado pelos princípios da ética do cuidado, da construção de pontes 🌉 e da liderança servidora.

As atividades realizadas incluíram jogos dinâmicos 🎲, visualização de filmes 🎥, momentos de reflexão 🤔 e debates 💬 que promoveram a interação e o crescimento contínuos. Esta abordagem holística contribuiu para o desenvolvimento de competências alinhadas ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, incentivando a formação de cidadãos ativos 🌍 e conscientes do seu papel na sociedade.

A participação nesta iniciativa revelou-se profundamente enriquecedora ✨. Os alunos saíram da experiência mais empáticos, resilientes e confiantes, prontos para serem promotores da paz ☮️ e do respeito pelo próximo. O espírito de grupo, a consciência do outro e as competências adquiridas durante a semana deixaram uma marca duradoura, mudando a forma como os participantes veem a si mesmos e ao mundo à sua volta 🌟.

A equipa de educadoras UBUNTU gostaria de agradecer a todos os elementos que tornaram possível a concretização deste projeto, nomeadamente:

  • Aos alunos envolvidos, pela sua participação empenhada 🙋‍♂️🙋‍♀️;
  • Aos encarregados de educação, pela confiança no trabalho da equipa responsável 🤝;
  • Às educadoras  e à Diretora de Turma , Alexandra Madaíl, pelo trabalho e dedicação📚;
  • Aos testemunhos de Catarina, da Associação Grão a Grão 🌾, Marta, assistente social 💼, e Lisandra, auxiliar de educação e estudante do ensino superior de etnia cigana 🎓, que enriqueceram o programa com as suas experiências inspiradoras;
  • E à direção do Agrupamento, pelo apoio incondicional e contínuo a iniciativas que promovem o crescimento e o desenvolvimento da nossa comunidade educativa 🏫.

Com o sucesso desta semana transformadora, o próximo objetivo será a criação do Clube UBUNTU 🌟, que permitirá dar continuidade ao trabalho desenvolvido, aprofundando ainda mais o impacto positivo na vida dos alunos e na comunidade escolar.

Esta foi, sem dúvida, uma semana inesquecível que inspirou todos os envolvidos a serem líderes servidores e a contribuírem para um mundo mais justo e solidário 🌍❤️.

 

 

 

📱 Sensibilização para o Uso Consciente dos Telemóveis 🖍️✨

No âmbito da sensibilização dos alunos para o uso responsável dos telemóveis, as diretoras das turmas de 7.º ano lançaram um desafio criativo: a elaboração de cartazes com frases apelativas e ilustrações que promovam o uso consciente dos smartphones.

Os alunos abraçaram a proposta com grande entusiasmo, desenvolvendo os trabalhos nas aulas de Cidadania. A atividade culminou numa exposição, que agora está patente no espaço interior da escola.

Esta iniciativa insere-se nas novas regras de utilização dos telemóveis, implementadas na escola a partir do 2.º período. O objetivo é incentivar um uso mais equilibrado das tecnologias, promovendo o convívio presencial e a exploração de outras formas de aprendizagem e lazer.

👏 Uma atividade de reflexão, criatividade e aprendizagem!

 

Concurso Bebras – Castor informático- O Desafio Internacional de Pensamento Computacional

No passado dia 13 de Novembro pelas 14.25 realizou-se na Escola E.B. 2,3 Cego do Maio o Concurso “Bebras – Castor Informático”; promovido pelo Laboratório de Matemática e pelos professores de Matemática do 3º ciclo. Este concurso é uma iniciativa Internacional promovida pela Universidade de Ciências da Universidade do Porto, que visa promover e introduzir a informática e o pensamento computacional junto de estudantes de todas as idades. Num determinado tempo limite, os alunos tentam individualmente responder a um conjunto de pequenos mas estimulantes problemas pensados pela comunidade internacional para a respetiva faixa etária. Em 45 minutos os alunos participantes responderam a 15 problemas.

No Concurso participaram 30 alunos do 3º ciclo e foi realizado on-line em diferentes salas da escola estando os alunos distribuídos mediante o tipo de provas: Cadetes (7º e 8º anos) e Juniores (9ºano). Os nossos alunos participaram com empenho no concurso que teve como objetivos: familiarização dos alunos com plataformas digitais; favorecer o Raciocínio e Resolução de Problemas e promover o Pensamento Computacional, Pensamento Crítico e Pensamento Criativo.

Matemática Criativa

A matemática criativa é um campo de exploração que tem como objetivo tornar o estudo da matemática mais envolvente e estimulante, através de abordagens inovadoras e lúdicas. Essa ideia pretende sair do modelo tradicional de resolução de problemas e fórmulas, promovendo uma forma mais aberta e imaginativa de pensar a disciplina.

Na E.B. 2,3 Cego do Maio os alunos foram desafiados a realizar um trabalho de projeto: “Constrói um Origami” cujo tema escolhido foi Natal/Inverno, promovido pelo Laboratório de Matemática e pelos professores de Matemática dos 2º e 3º ciclos.

Os alunos individualmente depois de uma pesquisa, escolheram o origami a construir, sendo os trabalhos  posteriormente expostos na entrada principal da escola ( com redes de pesca poveiras), construindo assim a nossa “Árvore de Natal Matemática”. Tivemos a participação especial dos alunos do ensino especial que contribuíram com os seus origamis e que embelezaram a nossa exposição.

A coordenadora do Laboratório de Matemática

Maria Paula Santos

 

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

Informa-se que o Agrupamento de Escolas Cego do Maio conta com um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) que, além de intervenções em turma e diversas atividades com a Comunidade Educativa, disponibiliza atendimentos ao encarregado de educação/família, que se debruçam sobre as dimensões resumidas no quadro que se segue, relativo ao 1.º período letivo.

De salientar que a intervenção do GAAF abrange toda a comunidade educativa e contempla famílias de alunos entre o pré-escolar e o 9.º ano de escolaridade. Qualquer agente educativo pode recorrer diretamente ao GAAF, nomeadamente encarregados de educação/familiares e professores/educadoras.
Os Atendimentos de Acolhimento e Integração, em específico, correspondem a uma medida inscrita no Plano de Ação do AECM no âmbito da REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural, e consistem em atendimentos a famílias/alunos recém-chegados ao Agrupamento, nomeadamente migrantes, onde se pretende auscultar expectativas e necessidades, por forma a facilitar a relação família-escola/escola-família, promover sentimentos de confiança, segurança e pertença, remover obstáculos de integração a vários níveis, informar os cidadãos sobre procedimentos e recursos locais e articular com a rede social de forma a agilizar respostas que possam contribuir para uma melhor integração social e económica.
Os atendimentos ao encarregado de educação/família são realizados por Raquel Lourenço – Assistente Social, mestre em Ciências Sociais e Saúde, doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho, com especialidade em Estudos da Criança e Educadora Parental (Programas DROPI e “Mais Família, Mais Jovem”).
A abordagem e acompanhamento à criança/jovem e à família são realizados tanto em contexto formal como informal, propondo-se a construção de uma relação empática e de confiança.
Ficamos à disposição para mais informações.
Contactos: 
📞252 290 960 / 911 073 041
Votos de um excelente Ano Novo e Novo Período Letivo!🍀

Musicoterapia 🥁🪇

Ao longo do 1.º período letivo, um pequeno grupo de 8 alunos reuniu-se regularmente para experienciar dinâmicas de musicoterapia. O processo musicoterapêutico não tem como objetivo a aprendizagem musical, mas estas novas experiências sonoras e relacionais interferem no estímulo de competências dos alunos. Entre outros benefícios, pretende-se promover a autorreflexão, a expressão emocional, a autoconfiança, o relaxamento, a criatividade, a interação social, o espírito de grupo, a cooperação e a liderança.

“A Musicoterapia é a utilização controlada do som e da música (ritmo, melodia e harmonia), num processo que favorece a comunicação, a aprendizagem, a mobilização e a expressão dos sentimentos e afetos.
As intervenções musicoterapêuticas em contexto escolar podem ser direcionadas para o silêncio, para a escuta, para os sons, para as músicas, para a respiração, para o corpo, para a voz e para a expressividade. (…) permite que o aluno encontre um espaço e ambiente onde possa exprimir-se sem julgamentos quanto a erros e sem a obrigatoriedade de agradar a valores estéticos rígidos e pré-concebidos.
Possibilitar aos alunos momentos de autopercepção, autoexpressão, consciência dos seus conflitos intrapsíquicos e inter-relacionais, possibilitará que as dificuldades vivenciadas no quotidiano escolar tenham outro significado, minimizando as suas reações de ansiedade, absentismo e estados psicossomáticos.” (Ana Moreira da Silva)
Estas sessões são dinamizadas pelo GAAF(Gabinete de Apoio ao Alunos e à Família), com alunos participantes do projeto eduK’ARTE-e9G.
Partilhamos algumas imagens! 😉 🪘🥁🪇🪈🎸🎤

Superpais, Parentalidade Dropi – conclusão da 5.ª edição 🦘

No último dia de aulas do 1.º período letivo foi também dia de concluir o ciclo de 8 sessões Super Pais, baseadas no programa de Parentalidade Dropi. Estas sessões foram dinamizadas pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), em parceria com o Projeto eduk’ARTE-e9G, ao longo dos últimos 2 meses, com um pequeno grupo de mães, na Escola Básica Cego do Maio.

Cada grupo é único e, por isso, rico em aprendizagens, também para a equipa. É muito gratificante trabalhar com estas mães empenhadas!

Agradecemos o interesse, a confiança, as partilhas, a entrega, a força e a motivação que contagia. Os nossos Parabéns pela jornada percorrida, tão rica em humanidade!

Estas sessões tiveram como objetivo apoiar encarregados de educação na prestação de cuidados sensível e responsiva. Foram abordados os seguintes temas:

👉 Relações Positivas; Comunicação; Importância do Brincar; Autestima; Regras e Limites; Resiliência, Lidar com Tempestades; Gestão Emocional; “Dar o Salto”.

“Sinto-me apta e munida de ferramentas, como mãe, para lidar com situações adversas. Levo/tenho mais consciência das minhas reações/atitudes.”
     (comentário de mãe que frequentou estas sessões)

Mobilidade de Alunos do AECM à Alemanha |Erasmus+

De 9 a 13 de dezembro de 2024, cinco alunos do Agrupamento de Escolas Cego do Maio participaram numa mobilidade em Bobingen, Alemanha, no âmbito do programa Erasmus+. Acompanhados pelas professoras Ana Ribeiro, Mónica Brandão e pelo diretor Arlindo Ferreira, os alunos tiveram uma experiência enriquecedora, marcada pela interação com estudantes de outras nacionalidades e por um programa educativo diversificado.

Os alunos participaram em atividades que incluíram a receção na escola anfitriã, workshops de trabalho em equipa, criação de recordações de Natal, visita a Munique com um workshop de sustentabilidade no Museu Mensch und Natur, e uma experiência prática de robótica na universidade local. O programa culminou com apresentações, reflexões sobre as aprendizagens e entrega de certificados.

Além disso, o projeto teve uma dimensão multicultural ainda mais rica, graças à interação com dois grupos de estudantes provenientes de França e da Chéquia. Simultaneamente, Gonçalo Ferreira, responsável pela Eduk´’Arte 9G, participou ao longo da semana numa atividade de  Jobshadowing, observando e partilhando práticas educativas inovadoras com a escola anfitriã.

Uma das grandes mais-valias desta mobilidade foi o facto de os alunos terem ficado alojados em casas de alunos alemães. Este modelo de acolhimento permitiu-lhes experienciar a vida quotidiana de uma família alemã, conhecer tradições locais e praticar o inglês em situações reais do dia a dia. Este contacto direto promoveu uma vivência cultural imersiva e fortaleceu os laços de amizade e colaboração.

A equipa Erasmus do AECM continua a destacar a importância deste tipo de iniciativas, que contribuem para o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais e culturais dos alunos, enriquecendo também a partilha de boas práticas pedagógicas.

🎄Árvore Natal Origami 🎄Clube Ciência Viva

🎄✨ Os alunos do Clube de Ciência Viva Cego do Maio finalizaram a última atividade do período, relacionando a época que vivemos, o Natal 🎅, com Ciência e Arte. Mas como o fizeram?

🌟 Decoraram a árvore de Natal utilizando enfeites feitos com papel, aplicando a técnica de origami. O origami (palavra de origem japonesa) é a arte de dobrar papel. Resumidamente, começa com um papel em forma de quadrado 🟦, que é dobrado em diversos polígonos como triângulos 🔺 e retângulos 🟫. Durante este processo, conceitos como ângulos 📐 e áreas 📏 entram em cena. E o que é isto? Matemática! ➕➗

🎨 Além disso, a criatividade artística e os conceitos de estética também desempenharam um papel importante. Portanto, estamos a falar de Arte! 🖌️

Mas o presépio 🎁 não podia faltar! Independentemente do significado que cada um lhe atribua, decidimos incluir Química 🧪! Com material de laboratório como balões volumétricos ⚗️, matrizes e almofarizes 🧫, ou até soluções aquosas coloridas 🌈 feitas com corantes alimentares, criámos um presépio único e especial.

📹 Mais do que apenas palavras, convidamos-vos a ver o vídeo do projeto desenvolvido ao longo de várias sessões do clube. Assim, podem testemunhar o empenho e dedicação dos nossos alunos. Este projeto contou ainda com a preciosa participação dos assistentes operacionais que colaboram no espaço do Clube.

🎅✨ Aproveitamos para vos desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! 🎄🎆

xCCVCM Natal 24_25

 

 

🎄 Espalhando o Espírito Natalício nas Aulas de Francês do AECM 🎄

🎄✨ Ao longo do mês de dezembro, viveu-se o espírito natalício nas aulas de Francês do AECM.

Depois de explorado o vocabulário, que os alunos pesquisaram e testaram através dos sempre divertidos kahoots 🎮📚, passámos à parte mais criativa 🎨: cada aluno decorou a sua bola de Natal 🎅🖌️, contribuindo para os bonitos trabalhos que encheram a Escola de cor e brilho com os “Beaux Sapins”. 🌟🎄

Mas o Natal é muito mais do que decorações – é Paz e Alegria 🕊️❤️! Em cada aula, todas as turmas prepararam a sua mensagem de Paz, aprendendo e cantando a canção Enfants de Palestine «Noël des enfants du monde» 🎶🌍
(Paroles: Jacques Lafont 🎤 | Musique: Jean Naty-Boye 🎼).

No último dia de aulas, a comunidade escolar reuniu-se na entrada da Escola 🏫, entoando em uníssono esta melodia especial. Apesar de vozes mais ou menos afinadas 🎵😉, o desejo era unânime:

“Les fusils se taisent, parce qu’il faut croire à Noël” 🕊️✨

🎁 Joyeux Noël à tous et à toutes! 🎅🌟

Aproveitamos para desejar um Feliz Natal 🎄🎁 e um Próspero Ano Novo 🥂🎆.

Beatriz e Helena ❤️

 

Load more

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com